Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Wi-Fi Direct: O que é? Como funciona?

A tecnologia Bluetooth é a primeira coisa que pensamos quando falamos em parear dispositivos móveis. No entanto, apesar de ser uma possibilidade, não é a única alternativa. Ela é utilizada na transmissão de informações entre tablets, smartphones, smartwatches e caixas de som.

Certamente, é uma das principais opções dos usuários para realizar a transferência de dados entre os dispositivos, mas ela não é a única. Existem no mercado outras tecnologias que permitem que seja possível obter o mesmo resultado. 

Esse é o caso do Wi-Fi Direct, que é uma dessas possibilidades, só que suas especificações não são tão claras para a grande parte dos consumidores.

Wi-Fi Direct

Tenha a melhor internet com a Claro! Saiba mais aqui: https://clarocombomais.com.br!

Wi-Fi Direct: O que é e como funciona?

O Wi-Fi Direct, explicando de uma forma simples, é uma tecnologia que permite que dois ou mais dispositivos se pareiam através das portas de rede. É possível ter dois dispositivos conectados em uma mesma rede sem fio, realizando a troca de dados sem que exista a necessidade de um roteador intermediando as transações.

O Wi-Fi Direct é uma conexão que permite a comunicação dispositivo a dispositivo, vinculando dispositivos sem uma rede centralizada nas proximidades. Um dispositivo atua como um ponto de acesso e o outro dispositivo se conecta a ele usando os protocolos de segurança WPS (Wi-Fi Protected Setup) e WPA / WPA2 (Wi-Fi Protected Access). O padrão foi desenvolvido e incorporado em dispositivos no início dos anos 2000.

Tal conexão só é possibilitada através de um protocolo, conhecido como P2P (Peer-to-Peer) que é o mesmo utilizado para a transmissão de arquivos torrent. É uma tecnologia presente também em Smart TVs e em consoles de jogos de videogame.

Quais são as vantagens de utilizar o Wi-Fi Direct?

Existem inúmeros motivos para utilizar a tecnologia do Wi-Fi Direct, mas para te ajudar, elencamos as principais vantagens.

  • Compartilhamento rápido de arquivos: o Direct é uma excelente maneira de compartilhar rapidamente arquivos grandes com um amigo ou equipe, quando a configuração de conexões com fio não é viável.
  • Impressão de fotos em impressoras sem fio: o Direct pode lidar com uma grande quantidade de informações sem fio, tornando-o ideal para trabalhos sérios de impressão sem fio.
  • Screencasting e compartilhamento de tela: desde jogar jogos móveis em uma tela grande até compartilhar fotos de família na sua TV ou retrato digital, o Wi-Fi Direct é usado para todos os tipos de tarefas de compartilhamento de tela.
  • Jogando juntos: se todos tiverem o mesmo jogo em seus telefones, eles poderão se conectar ao Direct e jogar juntos, mesmo que não haja Wi-Fi por perto.
  • Sincronização rápida: alguns dispositivos também usam o Wi-Fi Direct para sincronizar suas informações e atualizar suas mídias. Esse recurso pode tornar o processo muito mais rápido, especialmente se for necessário adicionar muitas novas mídias ao mesmo tempo (pense em atualizar listas de reprodução de músicas antigas, por exemplo).

Wi-Fi Direct e Internet das Coisas

Pelo que explicamos até agora, você pode estar pensando que o Wi-Fi Direct parece uma tecnologia adequada para a Internet das Coisas. Falou-se em usar o Wi-Fi Direct para dispositivos domésticos inteligentes, especialmente no final dos anos 2000 / início de 2010, à medida que a conectividade IoT estava evoluindo rapidamente. Hoje, o Wi-Fi Direct raramente é visto na Internet das Coisas. As duas tecnologias seguiram caminhos muito diferentes.

O Wi-Fi Direct é sobre conexões entre dois dispositivos que não fazem parte de uma rede sem fio, mas que existem em um espaço separado. No entanto, a Internet das Coisas tornou-se dominada por redes Wi-Fi, com tecnologias de conexão mais antigas como Zigbee e, sim, o Wi-Fi Direct sendo rapidamente deixado para trás.

Wi-Fi Direct

Isso aconteceu porque os dispositivos inteligentes atuais precisam estar altamente interconectados entre si para permitir cenas ou gerenciamento mais complexos e facilmente acessados ​​à distância por pessoas que podem não estar em casa. O Wi-Fi Direct não conseguiu.

Há também outro motivo pelo qual o Wi-Fi Direct não é adequado para dispositivos inteligentes: ele tem alguns problemas de segurança, que vêm à tona quando as conexões automáticas estão ativadas. E devemos conversar um pouco sobre isso.

Wi-Fi Direct: Como ativar em seu smartphone?

O primeiro passo é verificar se o seu smartphone possui compatibilidade com a tecnologia. Caso tenha, veja como é simples realizar a ativação do recurso.

  • Acesse o menu do seu aplicativo e vá em Configurações;
  • Localize onde está a opção Wi-Fi ou Conexões, e acesse;
  • Neste menu, vá até a opção Wi-Fi Direct, e ative.

O sistema fará, de forma automática, uma busca para localizar outros dispositivos que estejam localizados na mesma rede e que tenham compatibilidade com a mesma tecnologia. Veja na lista as opções de dispositivo e toque sobre o escolhido.

Agora é só aguardar o recebimento da mensagem de confirmar de que está pareado com o dispositivo em questão.